NOVIDADES

SORRISO 01/09/2017 18:03 sistemafamato.org.br

AgriHub leva soluções tecnológicas aos produtores de Sorriso

Os produtores rurais de Sorriso conheceram na quinta-feira (31/08) soluções tecnológicas para os principais problemas enfrentados por eles dentro da porteira. Esses problemas foram apontados pelos próprios produtores durante uma reunião realizada no primeiro semestre deste ano com a equipe do AgriHub. A quarta e última rodada do Conexão AgriHub em 2017 levou ao munícipio cinco empresas de tecnologia para promover o encontro entre o problema e a solução. Além de Sorriso, Campo Verde, Água Boa e Campo Novo do Parecis também receberam o evento.

“Começamos o ano levantando uma série de problemas e de desafios que o setor ainda tem para conseguir uma melhor produtividade e redução de custos. Depois demos início aos Conexões, levando aos produtores rurais soluções tecnológicas do Brasil inteiro que podem auxiliá-los em seu dia a dia. A ideia é que daqui saiam os testes e as validações para que a gente faça um ajuste fino dessas tecnologias”, informou o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) Daniel Latorraca.

O produtor e presidente do Sindicato Rural de Sorriso Luimar Luiz Gemi ressaltou a importância do evento e fechou testes para a próxima safra em sua propriedade. “Há bem pouco tempo recebíamos da indústria as soluções prontas e muitas vezes elas não atendiam a nossa necessidade. Hoje, por meio do compartilhamento de ideias, mostramos o que é problema e temos a oportunidade de construir as soluções juntos para continuarmos produzindo quantidade e qualidade de alimentos”.

Cinco empresas participaram do Conexão em Sorriso. Entre elas estava a Squitter, de São José dos Campos, que trabalha com soluções em tecnologia de instrumentação meteorológica, previsão do tempo e internet. “Por meio dessa iniciativa extraordinária que é o Conexão AgriHub estamos pela primeira vez em Mato Grosso. Temos um grande problema no Brasil que é conseguir nos comunicar com os produtores e essa junção que a o AgriHub promove é importantíssima para conseguirmos mostrar o que temos desenvolvido”, disse o meteorologista da empresa Caio Pereira de Souza.

A Farmbox, empresa gaúcha que possui uma plataforma que busca melhorar o manejo das lavouras e racionalizar o uso de defensivos, participou de três edições do Conexão. Em Sorriso, a pós-vendas da empresa, Danityelle de Freitas, falou sobre os resultados que essas participações trouxeram. “Estamos colhendo bons frutos dessa parceria. Já temos dois clientes que saíram dos Conexões e hoje fechamos mais uma agenda. Esperamos que essa iniciativa continue para que juntamente com o produtor nós possamos solucionar os problemas que impedem a produtividade avançar”.

Além da Squitter e da Farmbox, a BartDigital, empresa que agiliza e facilita as operações de barter agrícola por meio de uma plataforma digital, a Taranis que desenvolve ferramentas para ajudar o produtor na tomada de decisão e a Plantae, empresa que oferece software para gestão de fazendas e silos, participaram do evento.

“Hoje a tecnologia é indispensável para nós, mas muitas vezes não temos acesso às soluções que estão disponíveis. Com o Conexão conhecemos o que está sendo desenvolvido para nos ajudar a otimizar nosso trabalho no campo”, disse o produtor rural Tiago Stefanello.

AgriHub - É uma rede de inovação em agricultura e pecuária que identifica as necessidades dos produtores e os conecta a startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores. O projeto é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


Fonte: Ascom Famato


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo