NOVIDADES

AGRIHUB 26/10/2017 17:18 Ascom Famato

Emirados Árabes Unidos buscam informações para investir no agronegócio de Mato Grosso

A comitiva dos Emirados Árabes Unidos, em visita a Mato Grosso, foi recepcionada na manhã desta quinta-feira (26/10), no Palácio Paiaguás, pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Governo do Estado, empresários e representantes da indústria, comércio e principais cadeias produtivas do estado. O objetivo foi debater oportunidades de investimentos no agronegócio mato-grossense e parcerias entre os dois países no mercado produtivo mundial.

O vice-presidente da Famato Francisco Olavo Pugliesi de Castro, citado pelo governador do estado Pedro Taques como o representante da classe produtora rural no evento, destacou a importância de ampliar a relação comercial com os Emirados Árabes e mostrar o grande potencial de Mato Grosso como maior produtor de carne bovina do país.
 
Os Emirados Árabes Unidos representam o 16º mercado consumidor da carne mato-grossense exportada. Em 2016 foram embarcadas 2,5 mil toneladas, equivalentes a R$ 10 milhões.

Os principais investidores dos países estrangeiros participaram da Rodada de Negócios Mato Grosso/Emirados Árabes e fizeram prospecções de negócios. Segundo o vice-presidente da Famato Francisco Castro, o maior interesse da comitiva está na produção de carne bovina. 

Na oportunidade, a Famato apresentou aos estrangeiros os números da produção agropecuária estadual, com base nos dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Realmente o potencial de Mato Grosso, principalmente no agronegócio, é surpreendente. Vejo grandes oportunidades de investimento aqui. Os negócios podem ser bons para ambos os lados”, disse o secretário da Embaixada dos Emirados Árabes no Brasil, Abdelrahman Abdulla Almaazmi.

Para Francisco Castro a rodada é uma grande oportunidade, visto que Mato Grosso tem capacidade para atender às demandas que os Emirados buscam.

A rede de inovação AgriHub, de iniciativa do Sistema Famato, também fez parte da programação da rodada de negócios. Representada no evento pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) Otávio Celidônio, a rede ficou conhecida na comitiva como a responsável em fazer a interlocução entre os produtores rurais mato-grossenses e as tecnologias desenvolvidas para o agronegócio.

Os investidores ainda vão percorrer o interior do estado e conhecer in loco as potencialidades do agronegócio.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo